É possível conciliar a profissão com a educação dos filhos?

Conciliar a profissão com a educação dos filhos parece um desafio? Então confira este artigo.

Quem divide a rotina entre o trabalho e a família sabe que nem sempre é fácil encontrar alternativas para conciliar profissão e educação dos filhos.

É comum que os responsáveis se sintam perdidos em meio a um turbilhão de tarefas a serem cumpridas, tanto na vida particular — que envolve parceiros, filhos e amigos — como na vida profissional, que exige empenho e dedicação constantes.

A boa notícia é que é possível equilibrar esses dois aspectos. Com atitudes simples, a família pode se tornar parte ativa da educação das crianças, fator importante para seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Fomente o interesse das crianças pela educação

Alguns familiares ficam confusos quanto ao tipo de atitude que devem tomar em relação à sua participação na educação dos filhos.

É preciso cobrar ou mesmo fazer as lições de casa junto com as crianças? Devo ensiná-las novas maneiras de estudar, que funcionaram para mim quando eu era jovem?

O sociólogo Keith Robinson, professor da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e coautor de um estudo sobre a participação dos pais na escola, traz dados interessantes que podem ajudar a responder a esses questionamentos.

Ao longo de 30 anos, ele observou mais de 60 tipos de comportamento, como conversar com professores, ajudar nas lições de casa e ir a reuniões de turma.

O resultado mostrou que ler em voz alta para crianças pequenas e conversar sobre expectativas profissionais com as mais velhas são duas atitudes que ajudam no desempenho escolar.

O sociólogo afirma que os pais devem se preocupar mais em ter hábitos como esses, que fomentam o interesse das crianças pela educação, do que em fazer algo pelos filhos, como executar as tarefas escolares por eles.

Confira as dicas abaixo para conciliar profissão e educação dos filhos sem abrir mão de nenhuma das duas:

Tente passar o máximo de tempo com seus filhos

Ainda mais importante do que passar algum tempo com eles, é interessante utilizar esse tempo com qualidade.

Muitos pais se sentem culpados por não conseguir passar muito tempo com seus filhos. Contudo, não adianta passar um tempo razoável com o filho sem desgrudar do celular, por exemplo.

Dedique sua atenção integralmente a eles no tempo em que estiverem juntos, mesmo que seja por um curto intervalo.

Aproveite os momentos ao lado das crianças para realizar atividades que vão contribuir para o crescimento delas.

Vocês podem assistir a algum filme que desperte curiosidade e depois discutir sobre o assunto, escutar músicas juntos, brincar com jogos etc.

Participe da vida escolar

O levantamento “Atitudes pela educação“, feito em 2014 pela organização Todos Pela Educação, mostrou que apenas 12% dos pais no país se mostram interessados e comprometidos com a educação das crianças. Esse é um dado muito sério.

Para participar mais da vida escolar dos filhos, procure ir sempre às reuniões, saiba o que está acontecendo na sala de aula e acompanhe as lições de casa e as provas.

Evite levar questões profissionais para casa

Nem sempre é fácil separar a vida profissional do que acontece em casa. Mas é preciso tentar.

Se conseguir, resolva todas as pendências profissionais no horário de trabalho. Assim, você terá mais tranquilidade ao chegar em casa e poderá dar mais atenção às conversas com as crianças.

Separe algum tempo para dialogar

Escutar os filhos é importante para compreender o que acontece com eles. O mais importante é realmente prestar atenção.

As crianças sabem identificar quando alguém as escuta de forma genuína. Se você dialogar com elas de forma desinteressada, elas perceberão e podem associar isso a sentimentos negativos.

O desafio de conciliar profissão e educação dos filhos pode ser superado diariamente, com hábitos simples que farão a diferença no desenvolvimento das crianças.

Se você quer saber mais sobre educação e desenvolvimento emocional, assine nossa newsletter! Você receberá no seu e-mail mais conteúdos sobre o assunto!