Há vinte anos anos foi fundado em Goiânia o Colégio Jesus Maria José. Fruto dos anseios da comunidade local, e pertencente à Rede Jesus Maria José de Educação, o colégio cresceu e se solidificou. Hoje é instituição reconhecida e respeitada. A tradição de seu trabalho se expressa em ações de contemporaneidade e olhar promissor para o futuro.

Percussor de grandes ideias e realizações o colégio vive hoje seu momento de afirmação da identidade educacional. É responsável pela efetivação de um trabalho sério e ético, pautado na legitimação de valores cristãos e em uma ação educativa de qualidade que respeita a unidade e a diversidade, de maneira solidária e fraterna.
aluna.png

Educação financeira para crianças e adolescentes: como desenvolver?

Saiba mais sobre a educação financeira para crianças e adolescentes.

Quantos de nós olhamos para trás em nossas infâncias e desejamos ter aprendido mais sobre dinheiro?

Muitas pessoas se formam na faculdade sem ideia alguma de como gerenciar seu salário ou o saldo de sua conta bancária.

Talvez você já tenha sido assim. Agora que já aprendeu mais sobre como administrar seu dinheiro, gostaria de ajudar seus filhos a não cometerem os mesmos erros.

Então, como podemos fazer para dar uma boa educação financeira para crianças?

Vai levar um bom tempo, e nem sempre será fácil, mas se você quer que seus filhos aprendam como gerenciar o dinheiro com êxito, pode seguir algumas das dicas a seguir.

Elas o ajudarão a guiar seus filhos desde o jardim de infância até a adolescência e ensinar a eles valores como responsabilidade e planejamento. Confira!

No jardim de infância

Quando as crianças ainda são muito pequenas, temos receio de ensiná-las sobre dinheiro. A verdade é que se elas aprendem desde cedo a lidar com ele, terão menos problemas no futuro. Veja algumas dicas de como introduzir o conceito e prover a educação financeira para crianças.

Use um frasco transparente para guardar dinheiro

O cofrinho é uma ótima ideia, mas não dá às crianças o estímulo visual necessário para que aprendam a poupar. Quando você usa um pote transparente, eles veem o dinheiro crescendo — ontem, tinham pouco mais de duas moedas, hoje já são dez.

Nada de mesada

Dos três aos seis anos de idade, as crianças geralmente não estão interessadas em subsídios, mas você pode dar-lhes dinheiro de vez em quando para seus cofrinhos.

Dê a seu filho um real e explique que ele pode comprar um pedaço de doce ou um brinquedo, mas não ambos. A gestão de dinheiro deve envolver escolhas, mesmo nessa idade.

Suze Orman, especialista em finanças norte-americana, é entusiasta dessa ideia. Segundo a autora, mesadas não educam as crianças para gostar do trabalho, o que pode prejudicá-las na obtenção de dinheiro no futuro.

Dê exemplos

Os pequenos estão sempre observando os pais e moldam seu comportamento com base neles. Se no final de cada mês você e seu cônjuge discutem sobre dinheiro, eles perceberão. Defina um exemplo saudável e eles estarão mais propensos a segui-lo quando envelhecerem.

Uma das melhores atitudes que você pode tomar é deixar seu filho ver que você economiza também.

Coloque o dinheiro em um frasco quando seu filho estiver prestando atenção e diga que é seu cofre de economias. Isso mostrará para ele que poupar é normal.

Seus hábitos de consumo também influenciam a relação da criança com dinheiro. Se a família vive endividada e trata isso como um problema comum, os pequenos vão se habituar a essa realidade.

Mostre-lhe que as coisas custam dinheiro

Você tem que fazer mais do que apenas dizer. Ajude-os pegando alguns reais do frasco e levando-os para a padaria ou uma loja de brinquedos.

Ver como o dinheiro funciona na prática é a melhor forma de ensinar as crianças a lidar com ele.

É importante que a criança entenda que os pais têm um trabalho, e recebem valores em dinheiro como contrapartida.

Você pode dar pequenas tarefas a seu filho, como arrumar seu quarto, e explicar que elas são um trabalho dele. Assim, eles entendem que o dinheiro vem do esforço.

Brinque com seus filhos

Há uma série de jogos disponíveis para ensinar conceitos financeiros, como o Banco Imobiliário e o Jogo da Vida.

Ambos podem ensinar habilidade de gerenciamento de dinheiro e a importância de planejar adiante, essenciais para a educação financeiras para crianças.

Dos 7 aos 13 anos de idade

Dos 7 aos 13 anos, seu filhojá sabe o que é dinheiro e deve aprender como conquistá-lo, além dos malefícios do endividamento. Portanto, as dicas a seguir serão preciosas para a educação financeira para crianças e adolescentes.

Defina uma mesada para seu filho

Uma mesada é um valor mensal (ou semanal) que tem como principal propósito ensinar as crianças a administrar um orçamento.

Seu valor deve ser compatível com os gastos da criança e atrelado a algumas obrigações — tirar boas notas, por exemplo.

Já por volta dos 7 anos de idade, as crianças podem começar a receber uma mesada. É importante que durante as primeiras semanas seu filho lhe mostre como o dinheiro foi gasto. Assim, você poderá orientá-lo em sua relação com o dinheiro.

Começando cedo com pequenas quantidades, erros mais custosos podem ser evitados. Ajude seu filho a usar essa mesada sabiamente e incentive a criança a poupar.

Tente o método dos envelopes

Você pode estar familiarizado com o sistema de orçamento de envelopes para seu próprio dinheiro, mas isso também pode funcionar para as crianças.

Peça que seu filho desenhe em envelopes ou frascos aquilo que gostaria de adquirir e os ensine a guardar dinheiro pensando no futuro.

A foto de um brinquedo específico ou uma viagem vão inspirar a poupança, e metas de curto e longo prazo são uma boa forma de fazer as crianças entenderem que alguns itens custam mais caro do que outros.

Faça uma tabela de metas de poupança

É importante ensinar seu filho a definir metas e objetivos. Brinquedos, viagens ou passeios custam dinheiro, portanto, se a criança quer viver essas experiências, deve entender quanto cada uma delas custa.

Ajudar seu filho na definição de metas é muito importante, pois nessa idade ele ainda não consegue discernir entre pequenos e grandes projetos.

Uma vez que você sabe o que a criança deseja adquirir, descobrir quantas semanas vai demorar para fazer isso pode resultar num gráfico interessante.

Você pode representar cada semana com uma caixa, e seu filho pode colocar um adesivo nessa caixa uma vez que o valor almejado foi alcançado.

Evidencie o custo da oportunidade

A criança deve entender o valor do dinheiro — quando compra uma coisa, não terá dinheiro para outra.

O custo da oportunidade está no poder de fazer escolhas. Ao adquirir um sapato da moda, talvez não sobre dinheiro para seu videogame favorito.

Um dos mais importantes conceitos ao lidar com dinheiro é o de saber pesar decisões e entender as suas consequências.

Dê comissões, não subsídios

Pague comissões a seus filhos com base em tarefas que fazem dentro de casa, como limpar seu quarto ou ajudar a tirar o lixo. Isso os ajudará a entender que o dinheiro é ganho e não apenas dado a eles.

Fale sobre dinheiro

Talvez você não queira discutir seu salário na frente dos seus filhos, mas deixá-los ouvir você e seu parceiro discutirem um plano financeiro e os arranjos que estão fazendo para a aposentadoria é uma proposta interessante.

Dessa forma, as crianças podem entender que poupar é um esforço para toda vida.

Na adolescência

Os adolescentes já conhecem o funcionamento do dinheiro e sabem da sua relação com o trabalho. Podem experimentar mais liberdade em relação a ele e devem ser incentivados a administrá-lo sozinhos. Veja como, a seguir.

Dê-lhes a responsabilidade de uma conta bancária

Quando seu filho já é adolescente, você deve ser capaz de configurar uma conta bancária simples.

Isso levará o gerenciamento de dinheiro para o próximo nível e vai prepará-lo para gerenciar um saldo maior quando estiver mais velho.

Ensine os perigos do cartão de crédito

Antes de sair para a faculdade, seu filho deverá ser ensinado a lidar com o cartão de crédito. É preciso explicar que dívidas são uma má ideia, e que todos os gastos feitos no cartão deverão ser pagos em sua totalidade, para evitar os altos juros que incidem sobre essa modalidade de crédito.

Mostre a ele exemplos de pessoas que perderam o controle de suas dívidas, mas sem terrorismo. Queremos que ele tenha uma relação positiva com o crédito, sem se tornar refém dele.

Reforce a importância da doação

Uma vez que eles começarem a poupar algum dinheiro, não se esqueça de ensiná-los sobre a doação. Precisamos transmitir a empatia também.

Eles podem escolher uma igreja, instituição de caridade ou mesmo alguém que saibam que precisa de uma pequena ajuda. Assim, perceberão que doar não beneficia apenas as pessoas que dão, mas também o doador.

A importância de doar ao próximo não deve ser ensinada apenas na adolescência. Você pode introduzi-la ainda no jardim de infância, condicionando a criança a dar um de seus brinquedos antigos sempre que ganhar um novo.

Deixe seu filho cometer erros

Às vezes, a melhor lição vem de uma decisão ruim, especialmente quando seu filho ainda é jovem e a perda financeira não é tão grande.

Quando crianças e adolescentes ganham quantias de dinheiro e gastam sem pensar, têm a oportunidade de aprender, e isso é muito valioso.

Digamos que seu filho queria muito ir a um show, mas ao longo do ano gastou toda a sua mesada com lanches e passeios.

Na hora de comprar o ingresso, ele não tinha nenhuma reserva financeira e acabou perdendo essa oportunidade.

Pode ser doloroso para os pais ver um adolescente triste com algo que poderiam resolver, mas a lição é valorosa para o futuro financeiro de seu filho.