O Instituto Jesus Maria José foi fundado por Rita Lopes de Almeida, no dia 24 de setembro de 1980, em Viseu Portugal.

            Madre Rita foi uma mulher audaz e de Fé inabalável. Cativava a todos com sua simplicidade e alegria buscando levá-los para Deus e realizar em tudo a sua vontade. Possuía um grande amor missionário, dizia: “Se preciso fosse percorreria o mundo inteiro para salvar uma só alma”.

            Com a implantação da república em Portugal no ano de 1910, surgiu a perseguição religiosa a toda a Igreja. Madre Rita foi obrigada a fechar suas casas e suas Irmãs se dispersaram. Os bens do Instituto foram confiscados pelo governo. Ela, não querendo ver acabada uma Obra que lhe custara tanto sacrifício, enfrenta com coragem e determinação todos os desafios e, em novembro de 1912, envia o primeiro grupo de Irmãs para o Brasil que se instalaram em Igarapava - SP. Ao despedir-se das Irmãs disse: “Ide minhas filhas, sede fiéis e observantes a Deus Nosso Senhor e Ele será convosco. Quanto a mim, jamais vos verei; só no céu espero abraçar-vos de novo.”(PE.244)

            E assim, as primeiras Irmãs com grande espírito missionário, lançam as sementes do Evangelho da Conversão em terras brasileiras, confiando na Providência Divina, vivendo napobreza e anunciando com alegria e simplicidade o Reino de Deus. 

Depois de 32 anos as irmãs retornaram a Portugal, hoje o Instituto está presente em nove países Brasil desde 1912, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Paraguai, Bolívia, Peru e México.

Rita Amada de Jesus foi declarada pelo Papa João Paulo II Apóstola do Rosário, da Família e da Eucaristia. Foi Beatificada em Viseu -Portugal  no dia 28 de maio de 2006.

Reconhecemos a coragem e dinamismo das primeiras Irmãs que levaram avante o espírito e a missão da fundadora fiéis ao seu mandato: “Ide minhas filhas, sede fiéis e observantes a Deus Nosso Senhor e Ele será convosco. Quanto a mim, jamais vos verei; só no céu espero abraçar-vos de novo.”(PE.244)

Nós irmãs Jesus Maria José, nos sentimos responsáveis por todo este legado e queremos, fiéis ao carisma fundacional, dar continuidade, com determinação e audácia, como Rita Amada de Jesus soube fazer, com o testemunho de sua vida e Obra.

A expansão atual do Instituto na Igreja e na Sociedade, procura dar respostaaos desafios do nosso tempo,  na entrega  e na identificação de cada Irmã, dos leigos da Família JMJ e colaboradores com o Carisma e Missão evangelizadora do Instituto, no apoio aos mais desfavorecidos, na educação das crianças e jovens e no cuidado com a família, tendo como modelo, a Sagrada Família de Nazaré.

            Em 2012 celebramos o centenário da presença das Irmãs Jesus Maria José, no Brasil.

Visite o site do instituto: www.institutojmj.org.br