A importância da rotina para crianças

Escolher e estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil.

Em casa, programar momentos para fazer as refeições, tomar banho, estudar, estar com a família — e também para brincar, é claro! — auxilia na construção de uma relação familiar mais harmônica e saudável. Vamos conhecer melhor a importância da criação de uma rotina infantil? Continue a leitura do nosso artigo:

Qual a importância da rotina para crianças?

Criar uma rotina para as atividades da criança traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos de correria ou estresse infantil. É importante lembrar que os pequenos não podem se sentir sobrecarregados e precisam de tempo para brincar livremente, descansar e fazer outras atividades sem programação prévia.

Ao montar os dias dos pequenos, prefira ter uma agenda com menos atividades para conseguir cumpri-la, em vez de horários apertados, sem tempo para diversão. Não se esqueça que imprevistos acontecem e que tudo que envolve criança precisa ser feito com mais calma e paciência.

Como criar uma rotina em casa?

No ambiente familiar, a rotina pode ajudar a tornar a vida das crianças mais tranquila e organizada, pois através dessa organização de tempo e atividades, elas conseguem prever o que acontecerá e também já se adaptam para a próxima tarefa.

É fundamental que, ao planejar o cotidiano das crianças, os pais tenham em mente as singularidades de cada um. Algumas crianças conseguem sair da aula e ir direto para um curso extra de inglês ou natação, por exemplo, enquanto outras precisam de intervalos entre suas atividades.

Veja algumas sugestões a seguir:

Prepare-a para a escola com antecedência

Procure deixar a lancheira e a mochila sempre prontas no dia anterior. Conforme a criança for crescendo, incentive-a a participar dessa organização para que, mais tarde, ela consiga cumprir essa tarefa sozinha e com segurança.

É importante fazer um check-list, quando possível, junto com a criança, de tudo que precisa estar dentro da mochila/lancheira.

Programe o pós-escola

Criar uma rotina pós-escola também é bastante significativo. O que a criança faz ao chegar da aula? Almoça? Assiste à televisão? Faz a tarefa de casa?

Deixar um espaço na agenda para que a criança possa brincar livremente também é fundamental. Procure sempre incluir momentos assim.

Estabeleça uma alimentação regrada

Na alimentação, reserve horário e local fixos para fazer as refeições. Dessa forma, a criança começa a assimilar que aquele é o momento da refeição.

Procure se organizar para sentar junto com ela à mesa. Caso a criança seja pequena, é importante ter paciência e calma. Monte seu prato semelhante ao dela e explique que esse é o momento de se alimentar.

Planeje a semana inteira

Monte com a criança uma agenda semanal que ela possa visualizar onde vai estar e o que vai fazer. Faça desse momento uma brincadeira: utilize papelão, canetinhas coloridas, e outros materiais e monte, junto com ela, um painel com os horários das principais atividades do dia e da semana.

Mas lembre-se que não é só ela que deve seguir um cronograma: você também precisa se organizar para que seja mais fácil cumprir a rotina da criança. Assim, você dará o exemplo de que organização e rotina é importante para todos.

Por fim, não se desespere se a programação sair dos eixos de vez em quando: imprevistos acontecem e é essencial ter jogo de cintura e flexibilidade para que o dia corra bem mesmo fora do planejamento. Ter alguns horários livres entre as atividades programadas pode trazer mais tranquilidade para você e seus pequenos no caso de atrasos ou cancelamentos.

A rotina infantil é uma ferramenta que auxilia pais e educadores no cotidiano das crianças sendo essencial em sua formação e desenvolvimento enquanto cidadãos responsáveis e confiantes.