INSTITUTO JESUS MARIA JOSÉ

BEATA RITA AMADA DE JESUS

Fundadora

Natural de Portugal, Rita Lopes de Almeida nasceu no dia 5 de março de 1848, em Ribafeita,Diocese de Viseu. Filha de uma família cristã, ela cresceu em um ambiente que a possibilitou uma profunda vivência batismal.

Leiga comprometida com a evangelização, ela pedia a Deus a graça da própria conversão e fazia tudo o que estava ao seu alcance para a conversão de outros.

Com isso, ao longo dos anos, ela sente o apelo para viver uma vida especial em consagração, junto com um serviço educacional mais estruturado para a prevenção do mal e o apoio às meninas pobres de sua época.

Assim, após muitos anos atuando como leiga engajada e tendo vivenciado uma breve experiência de vida religiosa, Rita, reunida com algumas leigas, assume o estilo próprio da vida religiosa consagrada e, aos 32 anos, seguindo o lema da Sagrada Família de Nazaré, funda o Instituto Jesus Maria José e um colégio.

Em pouco tempo, a atuação do Instituto ampliou-se a outras Dioceses de Portugal. As dificuldades que Rita enfrentou foram muitas, mas sua confiança inabalável em Deus só crescia e, com isso, ela superou os desafios com fé.

Em Casalmendinho, pequeno povoado de Ribafeita, confortada pelos últimos Sacramentos e em odor de santidade, ela morreu em 6 de janeiro de 1913, aos 65 anos.

Declarada pelo Papa João Paulo II Apóstola do Rosário, da Família e da Eucaristia, ela foi beatificada no dia 28 de maio de 2006. Hoje, Rita Lopes de Almeida é conhecida como Rita Amada de Jesus.

Atualmente, o Instituto Jesus Maria José promove a Causa de Canonização pedindo a Deus a grande benção de ver reconhecida pela Igreja nossa Santa Fundadora, Rita Lopes de Almeida, Madre Rita.


Nossa história

1880
O Instituto Jesus Maria José foi fundado por Rita Lopes de Almeida, no dia 24 de setembro de 1880, em Viseu, cidade portuguesa. Em pouco tempo, a atuação do Instituto ampliou-se a outras Dioceses de Portugal.
1910
Em 1910, com a implantação da república no país surgiu a perseguição à Igreja. Nesse contexto, Madre Rita foi obrigada a fechar suas casas e as irmãs se dispersaram. ...Os bens do Instituto foram confiscados pelo governo. Ela, não querendo ver acabada uma Obra que lhe custara tanto sacrifício, enfrenta com coragem e determinação todos os desafios e, em novembro de 1912, envia o primeiro grupo de irmãs para o Brasil.
1912
As religiosas se instalam em Igarapava, interior de São Paulo, e lá dão início à missão em terras brasileiras. Desde então, a Sede Geral do Instituto Jesus Maria José está no Brasil.
1942
Em 1942, após 32 anos da saída do Instituto do território português, as irmãs retornam ao país e recomeçam o trabalho de evangelização.
1999
Desde 1999, a Sede Geral do Instituto está localizada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo (SP). No local, funcionam a Secretaria Geral e o Arquivo Geral.
2023
Hoje, o Instituto conta com mais de 500 irmãs e está presente em oito países: Angola, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Paraguai, Peru e Portugal.
Saiba mais sobre o Instituto Jesus Maria José.

Agende sua visita