As irmãs Jesus Maria José chegaram à Água Boa-MT no ano 1987e trabalhavam-nos diversos setores de pastoral junto à comunidade. Inicialmente, no prédio do Colégio, funcionava o centro de Promoção Humana e Social sob a direção das religiosas da referida associação visando o acolhimento e formação de Jovens que buscavam um lugar onde se fixarem.

Em 1993, a pedido da comunidade as irmãs iniciaram em Água Boa um estabelecimento de ensino onde a educação acontecesse de modo integral procurando auxiliar as famílias e a sociedade na sua formação. Iniciou-se, então, a Escola com a Educação Infantil. Em 1995, teve início o Ensino Fundamental com a implantação da 1ª Série e, gradativamente, as séries seguintes.
aluna.png

  Com muita alegria iniciamos mais um ano letivo e será, com as bênçãos de Deus, um ano maravilhoso de vivências e aprendizados.

   Encaminhamos o calendário escolar e outras informações e orientações aos nossos alunos, seus familiares e demais envolvidos da comunidade escolar, a fim de promover a bom andamento das atividades garantindo também a organização e o funcionamento da escola e o aprendizado dos alunos.

NOSSA MISSÃO - Cuidar, defender e valorizar a vida da criança, do adolescente, do jovem e da família, promovendo a evangelização, a educação e a assistência social, alicerçada em Jesus Cristo, na espiritualidade e no carisma da Bem-Aventura Rita Amada de Jesus.

PRINCÍPIOS E VALORES - Seguir Jesus Cristo anunciando o Evangelho da Conversão; Diálogo; Paz; Responsabilidade planetária; Ética; Solidariedade e Respeito.

VISÃO - Excelência no trabalho pastoral, educacional e assistencial, diversificando os meios de autossustentação, ampliando a participação no mercado educacional e fortalecendo as obras sociais.

CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO

     A Proposta Pedagógica da Rede Jesus Maria José de Educação na Educação Infantil e Ensino Fundamental baseia-se nos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do cuidado com a vida e do respeito ao bem comum; nos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; nos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais; nos princípios humanos e vivência dos valores cristãos pautados pela paz, respeito e solidariedade.

 A prática filosófica pedagógica da Rede Jesus Maria José de Educação tem como fundamentos os seguintes enfoques metodológicos: educação contextualizada, identificando o que pretendemos como algo integrante de um determinado contexto cultural/espacial/ temporal; integração das áreas de conhecimento, discutindo o objeto de estudo e/ou investigação, relacionando-o com o contexto geral; currículo integrado, compreendendo a integração do desenvolvimento afetivo, emocional, cognitivo e social; pensamento crítico, desmistificando a verdade única e imutável; aprender a aprender, consolidando o conhecimento científico por meio da relação teoria/prática. 

 

Hoje, esse trabalho é realizado com o apoio pedagógico do Sistema Objetivo de Ensino, que contempla uma proposta e um material atualizado, dinâmico e interativo, apoiando nossa escola numa formação sólida e permanente, atenta a uma realidade que se transforma a cada momento.

 

2019 -  EQUIPE GESTORA DO COLÉGIO JMJ 

DIREÇÃO:

Diretora: Janete Maria Pegoraro Scherer

Vice-Diretora e Orient.  educacional: Ir. Lusiane Urquisa

Administrativo financeiro e Rh: Ir. Marisa Xavier

GESTORES PEDAGÓGICOS:

Coordenadora matutino: Tânia Oliveira Morais Mattos

Ens. Fundamental 5º ao 9º ano.

Coordenadora vespertino: Fabiana S. Arruda Lansoni

Educação Infantil e Ens. Fundamental 1º ao 4º ano

Orient.  Educacional vespertino: Lucimara S. Marchioreto

Coordenadora de eventos: Maria Aparecida C. Gabe

SECRETÁRIA ESCOLAR

Dália Fernanda  G. Silva – Matutino e Vespertino.

SEGMENTOS OFERECIDOS

I - EDUCAÇÃO INFANTIL - Para crianças de 01 a 05 anos.

Mini maternal, Maternal – Infantil I, Infantil II e Infantil III

II - ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ao 9º Ano.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Administrativo: Secretaria/RH/Financeiro:

Matutino 07h30min às 12h.  -  Vespertino: 13h15min às 17h30min.

AULAS MATUTINO

Entrada/saída:  07h às11h30m  - 5º ao 9º ano

AULAS VESPERTINO

Entrada/Saída: 13h às 17h30min    - Ensino Fundamental I  

Entrada/Saída: 13h15m às 17h15min – Educação Infantil

 As aulas de Ed. Física, Esporte e natação para Ensino Fundamental poderão ocorrer no contra turno (observar horário). Para evitar movimentação imprópria nas dependências da escola solicitamos que sejam observados os horários de chegada, início e término das aulas.

MATERIAL DIDÁTICO

     As apostilas do Sistema Objetivo de Ensino serão fornecidos pela Papelaria Brasil Escolar a qual está responsável pela disponibilidade dos mesmos segundo parceria e franquia com OBJETIVO.

     Endereço: Avenida Norberto Schwantes, 512. Bairro: Centro.  Fone: (66) 3468 1937.

 UNIFORMES

 (Em toda atividade escolar o aluno deverá usar uniforme)

Modelo padronizado JMJ, sem alterações e detalhes.

*Camiseta branca ou azul-marinho;

*Calça ou bermuda tactel; legging azul-marinho

*(até o 5º ano) short-saia azul-marinho;

*Agasalho azul (para dias de frio);

 *Calçados: tênis, sapato, sapatilha, sandália (não será permitido o uso de calçado com salto, chinelo, bota e tênis com rodinhas). *Chinelo somente na Ed. Infantil.

 

Uniforme de Ed. Física/natação/futsal – Padrão da escola.

*Camiseta, short ou leggig (conferir detalhes com prof. Edilson)

*Natação: Feminino/maiô.  Masculino/ sunga ou bermuda própria.

*Futsal: Camiseta, short ou leggig (conferir com Prof. Alexandre)

 

UNIFORMES - Adquiridos em Mundo Mágico Enxovais localizado à Rua 02, Nº 747 -  Bairro Operário, fone 66 3468 2979.

COMUNICAÇÃO ESCOLA FAMÍLA: a comunicação na escola acontece por meio de instrumentos oficiais como circulares, boletins e informativos. Também por instrumentos elaborados pelos próprios alunos, sob a orientação dos educadores e pelas redes sociais do Instituto e colégio JMJ: site e facebook.

AGENDA: De uso obrigatório, é utilizado como parte integrante da organização do trabalho da Educação Infantil e Ensino Fundamental como instrumento de comunicação entre escola e pais, como também planejamento de atividades escolares do aluno. É importante estar sempre atento a ela para poder acompanhar de maneira efetiva as atividades e o  desenvolvimento de seu filho. A agenda deve ser assinada pelos pais e/ou responsáveis sempre que contiver bilhetes e/ou recados.

CIRCULARES E COMUNICADOS DOS EDUCADORES: As circulares enviadas pelo Colégio aos pais são protocoladas mediante “comprovante-ciência” do responsável e devem ser devolvidas em 24 horas.

     Solicitamos manter atualizados os endereços eletrônicos bem como todos os dados de contato. Isso é fundamental para a segurança de seu filho e organização interna da escola.

SITE DO COLÉGIO E FACEBOOK

                         www.colegiojesusmariajose.org.br

     Oferece visibilidade às famílias e comunidade, das atividades e projetos educacionais. É disponibilizado no site e facebook da escola informações periódicas sobre os trabalhos e rotina escolar. Neles também são encontradas informações como: História do Instituto, comunicados, calendários, eventos, horários, Projetos e demais atividades que fazem parte do cotidiano da escola.

REUNIÃO DE PAIS E PLANTÕES PARA ENTREGA DE NOTAS E PARECERES

     As Reuniões de pais e plantões para entrega de otas e pareceres são convocadas pela Direção ou Coordenação Pedagógica, por meio de bilhetes, seja para a apresentação da equipe e das propostas de trabalho no início de cada ano letivo, seja para a discussão e reflexão sobre temas educacionais (reuniões temáticas, cerimônias) ou para os encontros com os professores de cada turma. É realizado o 

Plantão de Professores trimestralmente, ou por agendamento, para que os responsáveis tenham a possibilidade de conversar com os docentes de seus filhos sobre o andamento do ano escolar, resultados e pareceres do aluno.

O Manual do aluno e informações gerais à família está disponibilizado no site do colégio. Encontrarão neste informações sobre Metodologia e Proposta Pedagógica de todos os Colégio da Rede JMJ de Educação; nossa Missão e trabalho apostólico evangelizador;  oferta de serviços educacionais; normas internas: compromissos pessoais e coletivos e uso de materiais e serviços prestados pela escola (Biblioteca, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, Projeto Tecnologia e informação e muitos outros espaços de aprendizado e interatividade); direitos e deveres do aluno; espaços e rede de comunicação família e escola, sistema de avaliação e demais serviços prestados pelo Colégio.

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM PARCERIA ESCOLA, FAMÍLIA E ALUNO.

     “A educação católica tem como finalidade formar as pessoas, não somente para o mercado de trabalho ou para ter um bom salário, mas prepará-las para a vida, transmitir valores e princípios.” (Papa Francisco)

     É importante que esse trabalho seja realizado em parceria com a família, pois temos um objetivo comum, formarmos crianças e jovens de sucesso, dotados de princípios e valores prontos para buscarem uma sociedade mais saudável direcionando suas ações para o bem comum.

     A escola sempre estará aberta para receber a família, seja em momentos em que se solicita a presença ou sempre que a família queira acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno acreditamos que esse sucesso se dá a partir dessa parceria.

Normas para aniversários No período vespertino

     Os aniversários deverão ser agendados com a coordenação pedagógica e comunicado aos professores com uma semana de antecedência. Só será agendado um aniversário (por dia) em cada turma, sempre na sexta-feira, no horário das 15h e 20min. Não será enviado convite para os coleguinhas e não será feita decoração na sala.

* Além da turma, poderão participar familiares mais próximos (pais, irmãos, avós) em número máximo de 5 (cinco) pessoas;

*O lanche poderá conter os seguintes elementos: bolo, cachorro-quente, pão-de-queijo, salgadinho, docinhos, pipoca, suco;

*Os pais devem providenciar, além da comida, os materiais

necessários, como: toalhas de mesa, pratos, copos, talheres e

guardanapos. Fica ainda sob a responsabilidade dos pais a organização do espaço após a comemoração.

          Fiquemos sempre sobre a Proteção de

                  Jesus Maria José e o sob o olhar   

                          carinhoso de nossa querida Me. Rita.

 

 Equipe Gestora do Colégio JMJ

Água Boa/MT

2019