6 maneiras de ajudar seus filhos com dificuldade de aprendizagem

Entenda como identificar a dificuldade de aprendizagem em seu filho e saiba como ajudá-lo! Continue a leitura.

Durante os anos de estudo, a criança acaba tendo mais facilidade com algumas matérias e menos em outras. Cada uma tem um tempo de desenvolvimento. Porém, ela pode apresentar mais problemas de entendimento do que a maioria dos alunos e notas bem abaixo do esperado, ou seja, um perfil de assimilação diferente do que é esperado para sua idade. Veja como identificar a dificuldade de aprendizagem e como ajudar o seu filho. Continue a leitura.

Criado na década de 1960 pelo psicólogo educacional Samuel Kirk, o termo “dificuldade de aprendizagem” resume um problema que pode ter origem cognitiva ou psicológica. Kirk referia-se, principalmente, a crianças com desordem na fala, leitura, linguagem e orientação espacial e que tinham sua interação social prejudicada por esses problemas.

Acompanhe este artigo e veja nossas 6 dicas para lidar com a dificuldade de aprendizagem:

1. Reconheça as dificuldades da criança

A dificuldade de aprendizagem pode acontecer com qualquer criança. Portanto, é importante respeitar as limitações que seu filho demonstrar e manter o olhar atento ao desenvolvimento escolar.

Aproxime-se dos professores e gestores escolares, converse e compartilhe informações sobre o comportamento de seu filho ao fazer tarefa ou estudar em casa. Esse diálogo é fundamental para encontrar o melhor método de aprendizagem para seu filho.

2. Evite brigar

Brigar com seu filho por causa do problema vai fazer com que ele se sinta inseguro, tenha medo de se abrir e fique apavorado só de pensar em escola. Com isso, seu desempenho tende a piorar.

A dificuldade de aprendizagem é uma disfunção que não tem a ver com preguiça ou má vontade do aluno ― da mesma forma, nem toda falta de motivação em certas atividades  significa um problema de aprendizagem. Seja compreensivo, demonstre apoio e procure por alternativas para auxiliá-lo nesse processo.

3. Busque apoio psicológico

Um psicólogo infantil ou um psicopedagogo pode ajudar a lidar com as dificuldades do seu filho. Conversando com a criança, os responsáveis e a escola, o profissional poderá identificar se a origem do problema tem um fundo emocional ou cognitivo, avaliar qual a melhor forma de lidar com a dificuldade de aprendizagem e sugerir atividades que possam auxiliá-la. Além disso, pode orientar sobre a melhor abordagem pedagógica para a criança.

4. Converse com os professores

A escola deve ser aliada do aluno. O professor é a pessoa ideal para identificar esse tipo de problema, já que é um profissional capacitado para perceber se o aluno tem dificuldades que merecem uma atenção especial.

Além disso, ele está em contato direto com a criança por muitas horas. Converse com os docentes e o coordenador pedagógico e pergunte se eles notaram algum problema de escrita, raciocínio lógico, concentração ou leitura.

A instituição pode também indicar algum reforço educativo que seja válido para o aluno.

5. Tenha interesse pelo que a criança estuda

Desperte o conhecimento da criança interessando-se pelo que ela está aprendendo e, nos momentos de lazer, proporcione vivências relacionadas ao que está sendo trabalhado na escola.

Se o assunto for a descoberta do Brasil, por exemplo, mostre filmes relacionados, livros e pinturas que retratem esse momento. Além de reforçar o aprendizado, é uma forma de motivá-la a se interessar mais sobre o tema e buscar conhecimento.

6. Procure uma nova escola, se for o caso

Cada instituição tem um modelo de ensino e nem sempre uma metodologia pedagógica trará o mesmo resultado para o desenvolvimento de todos os estudantes. Se você já tiver conversado com os professores e perceber que seu filho não está avançando, pode ser esse o caso.

Procure por uma escola que trabalhe com criatividade, inteligência socioemocional e diversidade, além dos conteúdos cognitivos. Os profissionais poderão lidar melhor com as dificuldades da criança, encorajá-la nos estudos, criar diversas atividades lúdicas para ensiná-la e integrá-la aos outros alunos, preocupando-se com a formação integral do aluno.

Dificuldades de aprendizagem podem ter fundo biológico ou psicológico, portanto vão além da vontade da criança de estudar. Por meio de uma conversa com um psicólogo ou psicopedagogo, você vai descobrir qual a possível origem do problema. O melhor a fazer é apoiar o seu filho e colocá-lo em contato com métodos que possam desenvolver seu raciocínio. Com isso, ele começa a ter autoconfiança e mais disposição para as aulas.