Há vinte anos anos foi fundado em Goiânia o Colégio Jesus Maria José. Fruto dos anseios da comunidade local, e pertencente à Rede Jesus Maria José de Educação, o colégio cresceu e se solidificou. Hoje é instituição reconhecida e respeitada. A tradição de seu trabalho se expressa em ações de contemporaneidade e olhar promissor para o futuro.

Percussor de grandes ideias e realizações o colégio vive hoje seu momento de afirmação da identidade educacional. É responsável pela efetivação de um trabalho sério e ético, pautado na legitimação de valores cristãos e em uma ação educativa de qualidade que respeita a unidade e a diversidade, de maneira solidária e fraterna.
aluna.png

Adaptação escolar: saiba como proceder com o seu filho

Mudar é a única constante na trajetória humana. Estamos o tempo todo em constante transformação, o que requer sempre reorganizar-se, reinventar-se, redescobrir-se. Mais do que os adultos, as crianças são naturalmente mais sensíveis a situações em que o novo se apresenta. Um bom exemplo são as mudanças que ocorrem durante a vivência escolar.

Para lidar com situações de adaptação escolar das crianças, como trocar de sala ou de escola, sugerimos algumas práticas para toda a família! Confira!

Mantenha o diálogo aberto

Sim, sempre a conversa. Seja qual for o tipo de mudança — de sala dentro do mesmo colégio, de ano escolar, de instituição de ensino, ou até mesmo o ingresso na vida estudantil — e faixa-etária da criança, é muito importante que a família converse com ela sobre a nova situação. O diálogo, mais uma vez, é o aliado na construção do amadurecimento infantil frente à realidade em movimento.

Por isso, uma conversa franca e condizente com a capacidade de compreensão de cada criança pode ajudá-la a entender e a aproveitar a nova circunstância a que é chamada a viver. Passar a limpo, ao final do dia, as experiências acumuladas, permitir à criança falar de seus medos e dificuldades, com acolhimento e positividade, são práticas que facilitam metabolizar novos paradigmas e degustar o vivido.

Com as muitas pequenas, conversar pode não surtir muito efeito inicialmente, mas, com o passar do tempo, essa prática fortalecerá o vínculo da família com a criança, ajudando-a a perceber com mais naturalidade e leveza as transições da vida.

Acolha o desconforto

Como em toda abordagem feita no universo infantil, manejar a adaptação escolar demanda paciência.Muitas vezes, a família sofre tanto quanto a criança. É fundamental que a família exercite sua empatia para com as crianças, que habitualmente sentem o novo com mais intensidade — o que é maravilhoso! O desconhecido causa desconforto, mesmo que só no começo, mas, se reconhecido e autorizado, vai dando lugar ao entusiasmo, à curiosidade e à vontade de experimentar, tão vivos na criança.

Por outro lado, é importante que a família se mantenha resoluta na tarefa de trabalhar na criança a percepção da mudança como necessária e favorável a ela.

Estabeleça parceria com os professores

A integração entre família e escola é crucial para o afloramento das potencialidades da criança e a ampliação da experiência da educação. Essa relação é ainda mais necessária quando há alguma dificuldade de adaptação escolar. Por isso, é muito importante que a família interaja com os professores e toda a instituição de ensino, com o objetivo de acompanhar as angústias e os comportamentos da criança.

Conversar sobre a vida escolar da criança, estabelecendo um canal aberto, pelo qual as informações fluam sem embaraços, é o que apoia iniciativas de apoio e estímulo à criança em sua individualidade.

Família e escola podem, juntos, encontrar estratégias que facilitem a inserção da criança no novo ambiente escolar. Essa parceria é capaz apenas promover sua adaptação escolar, mas também de zelar por sua aprendizagem e rendimento ao longo da vida escolar. Manter este alinhamento permite conhecer a construção da identidade infantil em função dos meios em que está, das convivências e estímulos ao seu redor.

Educar não é apenas corrigir e oferecer exemplos, mas acompanhar o desenvolvimento do ser dentro daquilo que nele é único e que, bem conduzido, levará a uma existência plena e com sentido!

E você? Como lida com a adaptação escolar das crianças? Compartilhe o post nas suas redes sociais e promova trocas ricas de experiência!