Diretoria
Direção do Colégio Jesus Maria José
CARÍSSIMOS EDUCADORES E EDUCADORAS DO
COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ DE POÇOS DE CALDAS - MG

Educar nos dias de hoje significa agir para favorecer o domínio consistente de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e valores e para a educação católica, a formação humana e cristã de pessoas singulares que façam a diferença na sociedade e em um mundo plural.
Um dos desafios para se fazer educação, nos dias atuais, é o cenário de grandes mudanças e de novas configurações que caracterizam a sociedade contemporânea. Dentre eles, uma nova visão de aprendizagem como apropriação do conhecimento de forma global, dinâmica, crítica e de excelência acadêmica, concebida como o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades que preparem para a diversidade de desafios presentes num contexto mundializado, intercultural, tecnológico e em permanente modificação. Consciente do quanto essa perspectiva altera a ação pedagógica e impacta diretamente na relação entre educador, educando e conhecimento, a REDE CATÓLICA DE EDUCAÇÃO e a REDE JESUS MARIA JOSÉ estabelecem o tema METODOLOGIA E APRENDIZAGEM como foco de nossas atividades em 2012 na formação e reciclagem de cada um de nós, que somos os primeiros responsáveis enquanto educadores e equipe técnica desta Instituição.
Portanto, quero convocá-los a vivenciar este ano numa busca constante de renovação dos nossos métodos, que com certeza irá impactar em mudanças de paradigmas, pensamentos e atitudes quanto a novas propostas de Metodologia e Aprendizagem.

Que entre nós haja este comprometimento e sentido de pertença ao Colégio Jesus Maria José como educadores cristãos. Busquemos trazer sempre vivo em nossa mente a nossa MISSÃO:

“CUIDAR, DEFENDER E VALORIZAR A VIDA DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE, DO JOVEM E DA FAMÍLIA, CRIANDO, MANTENDO E DIRIGINDO INSTITUIÇÕES QUE PROMOVAM A EVANGELIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E ASSITENCIA SOCIAL, ALICERÇADA EM JESUS CRISTO, NA ESPIRITUALIDADE E NO CARISMA DA BEM AVENTURADA RITA AMADA DE JESUS.

E os nossos PRINCÍPIOS e VALORES:

“SEGUIR JESUS CRISTO ANUNCIANDO O EVANGELHO DA CONVERSÃO; RESPONSABILIDADE PLANETÁRIA; SOLIDARIEDADE; RESPEITO; DIÁLOGO; ÉTICA e PAZ.”

Em 2012, celebramos o Ano Jubilar do Instituto Jesus Maria José presente a 100 anos no Brasil. Convido a todos que fazem parte desta Família enquanto educadores e educadoras, nossos grandes colaboradores e colaboradoras, a vivenciarmos este ano em espírito de ação de graças e louvor.
Pedindo as bênçãos da Sagrada Família de Nazaré para cada um de nós e nossas famílias e a intercessão da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus, desejo um ano repleto de
alegria, saúde, paz, acolhimento e perdão.

DIREÇÃO

IRMÃ VANUZA DA SILVA

Formação:
Pedagogia especialização em Orientação Educacional (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina)
MBA – Gestão de Instituições Educacionais - Universidade Católica de Brasília
Atuou como educadora durante 15 anos em Escolas públicas (Estado e Município), nosso Colégio JMJ de Palmeira das Missões – RS e São Miguel do Oeste - SC, no Administrativo no Colégio JMJ de  Franca-SP, como Diretora do Colégio Jesus Maria José de Palmeira das Missões – RS e Colégio Jesus Maria José de Água Boa – MT.

COORDENAÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

MARÍLIA PAGIN

Formação:
Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão e Administração Escolar Pós-Graduada em Gestão e Planejamento Escolar;
Já foi proprietária de escola de Educação Infantil, exerceu cargos docentes, diretivos em Escolas Particulares e Municipais e fez parte da equipe de pedagogos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Poços de Caldas-MG;
Foi membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Municipal do Fundef;
Agraciada em 20 de dezembro de 2006 com o Diploma de Honra ao Mérito, pela Câmara Municipal de Poços de Caldas, pelos relevantes serviços prestados na área da educação;
Trabalho cientifico – Orientação detalhada na trajetória da Escolha Profissional para alunos do Terceiro ano do Ensino Médio – Publicado em Maio de 2009;
Desde 2001 trabalha como Coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Jesus Maria José de Poços de Caldas.