O colégio, norteado por valores e princípios cristãos e católicos, objetiva contribuir com qualidade para a formação dos alunos, a fim de prepará-los para conviver em harmonia e respeito à pluralidade, num ambiente acolhedor, fraterno e respeitoso, incentivando-os continuamente à prática do bem, de acordo com os ideais da beata Rita Amada de Jesus - fundadora da instituição mantenedora.

No Projeto Pedagógico desenvolvido na escola, o educando é estimulado a desenvolver todas as suas potencialidades unindo o conhecimento e a ética, objetivando, no futuro, a sua inserção social e profissional de forma cidadã e transformadora.

Missão:

Cuidar, defender e valorizar a vida da criança, do adolescente, do jovem e da família, criando, mantendo e dirigindo instituições que promovam a evangelização, educação e assistência social, alicerçada em Jesus Cristo, na espiritualidade e no carisma da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus.

Princípios/Valores:

  • Seguir Jesus Cristo anunciando o Evangelho da Conversão
  • Diálogo
  • Paz
  • Responsabilidade planetária
  • Ética
  • Solidariedade
  • Respeito

A  Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José será reconhecida pela excelência de seu trabalho pastoral, educacional e assistencial, diversificando os meios de autossustentação, ampliando a participação no mercado educacional  e fortalecendo as obras sociais.

 

Do Regimento Escolar da Rede Jesus Maria de Educação

 

Art. 4º A educação e o ensino ministrados por esse Estabelecimento, em atenção ao prescrito na Constituição Federal do Brasil e, em consonância com os dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996), tem por objetivo ministrar educação dentro dos princípios da filosofia cristã, inspirada especialmente na espiritualidade de sua fundadora, Bem-Aventurada Rita Amada de Jesus que visa:

I - educar a criança, o adolescente e o jovem, promovendo-os na fé e na ciência, tornando-os protagonistas da evangelização e artífices da renovação social;

II - colaborar na sua formação moral e espiritual, sistemática e assistematicamente tendo como objetivo a sua conversão, evitando o mal e seguindo o caminho do bem;

III - desenvolvimento do espírito evangélico, da liberdade e da caridade, para o crescimento da personalidade da nova criatura originada pelo batismo;

IV - abertura dos educandos para a aceitação do progresso da nova sociedade, a fim de que se desenvolvam com eficiência e eficácia para seu bem estar de trabalho terrestre;

V - o preparo, igualmente para o serviço de expansão do Reino de Deus a fim de que tornem-se fermento salutar da comunidade humana, pelo exercício de vida exemplar e apostólica (Gravíssimun Educationes nº 08); VI - oferecer ao educando condições para que ele possa estabelecer uma hierarquia de valores que o iluminará em toda a sua vida. Sendo um cidadão justo, liberto, dialogante, reflexivo, respeitador do semelhante, cônscio dos seus direitos e deveres, cristão, capaz de testemunhar a fé, seja um agente de transformação da sociedade;

VII - oferecer à sociedade um testemunho eloquente de mensagem cristã e uma posição de abertura ecumênica na procura honesta da verdade e do bem.

 

Do projeto Político Pedagógico - PPP da Rede de Educação Jesus Maria José

O ensino é contextualizado e multidisciplinar, com planejamento integrado, participativo, visando ao melhor atendimento à comunidade escolar. Há o exercício constante da criatividade e da pesquisa. Compreende as diferentes atividades educacionais voltadas para o processo de construção e reconstrução do conhecimento, na perspectiva de busca efetiva da relação entre a escola e a vida, tendo como meta o sentido universal que nos faz integrantes da humanidade.

São desenvolvidos Projetos sobre Cidadania e Formação de Valores, compromete com as possibilidades de formação do sujeito capacitado para tomar decisões e responder às necessidades do nosso tempo, transformando a realidade onde atua, sendo a produção do aluno valorizada.